Cachoeirinha foi uma das 13 cidades da Região Metropolitana escolhidas para a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para a comunidade em sete áreas. As formações foram pensadas para oferecer qualificação prática e alinhada às demandas do mercado. Além disso, os participantes terão acesso a conteúdos sobre empreendedorismo, inclusão produtiva e geração de renda.
Ao final da capacitação, cada participante receberá um kit com materiais e ferramentas no valor de R$ 1,5 mil, impulsionando sua nova jornada profissional e pessoal. Os inscritos ainda recebem auxílio transporte e alimentação. A iniciativa irá capacitar mais de 2 mil pessoas do Estado atingidas pelas enchentes de 2024. No final, será emitido certificado.
Os cursos oferecidos pelo projeto são Gastronomia, Manutenção de Obras, Eletricista, Manicure, Barbearia, Informática e Auxiliar Administrativo.
O projeto será viabilizado pelo Emancipa Família Gaúcha, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Estado, por meio de recursos do Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Social e Produtiva (FEAISP – Desenvolvimento Social). A execução é da Central Única das Favelas (CUFA-RS).
As inscrições encerram no dia 24 de abril através deste link.