Por Marla Cardoso
Quem circula pelas redes sociais talvez já tenha se deparado com Taiana Santos, também conhecida pelo negócio que comanda, o Doces da Tai. Isso porque, a jovem de 26 anos, de Cachoeirinha, soma mais de 2,8 milhões de seguidores nas redes sociais, onde mostra sua rotina de confeiteira. O sucesso é tanto que seus vídeos já inspiraram outros influencers a fazerem os famosos reacts – vídeos onde um yotuber reage a outra postagem nas redes. Essa exposição rendeu a Tai 30 milhões de visualizações em apenas um vídeo. Na cena que viralizou, ela come um doce de uma embalagem que havia caído no chão. Além da visibilidade, a super exposição nas redes fez com que Tai acompanhasse, em pouco tempo, um boom em seu negócio.
O sucesso se reflete em números. No ano passado, a confeiteira produziu 500 ovos de chocolate para comercializar na Páscoa, data mais importante do ano para o negócio. Neste ano, a produção saltou para 1,5 mil unidades, com quatro tamanhos de ovos e 12 sabores. Isso sem falar em outros tipos de doces que já estão no cardápio da confeitaria, que fica no Jardim do Bosque, junto a casa de Tai. Entre os queridinhos, estão tortas no pote e fatias, brownies, brigadeirão e as coxinhas salgadas de carne de panela e frango.
O cardápio, de acordo com ela, vem sendo construído ao longo dos últimos sete anos, quando iniciou a produção de doces depois de ficar desempregada. “Comecei vendendo sacolé na frente de casa a 0,50 centavos e 1 real. Mas logo depois veio o inverno e precisava encontrar outro tipo de produto. Foi assim que comecei a produzis os doces. Deu certo e nunca mais parei. Fui aprendendo”, recorda. Hoje, três funcionários trabalham na produção dos Doces da Tai e outros três motoboys fazem as entregas. “Nossos planos são ampliar a produção e abrir uma loja onde as pessoas possam consumir os nossos produtos lá”, revela.
A necessidade de ter um ponto de venda vem dos próprios clientes. “Antes, 90% das nossas vendas aconteciam pelo delivery e apenas 10% dos pedidos eram para retirada. Mas nesse ano isso mudou As pessoas querem ver de perto os nossos doces”, explicou. Assim como transformar os doces em sua principal fonte de renda, a exposição do negócio nas redes sociais também aconteceu por acaso. “Comecei a perceber que as pessoas gostavam de ver os bastidores, a produção, sempre de uma forma muito natural. Por isso deu certo postar o dia a dia da confeitaria”, detalha.
Feira de Páscoa – Pelo segundo ano, para atender os clientes que deixam as compras para a última hora, a confeiteira preparou a Feira de Páscoa da Tai. O atendimento ocorrerá nos dias 18 e 19 das 15h até a meia noite e no dia 20 de abril, das 9h ao meio dia, com pronta entrega na rua José Amaro, 235. Na feira, Tai promete todos os produtos que oferta no delivery no dia a dia através de seu site.