Professora e escritora Isabel Mombach é a patrona da Feira do Livro de Cachoeirinha

 

A Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer de Cachoeirinha anunciou o nome da escritora Isabel Mombach como patrona da 37ª Feira do Livro, que acontece de 15 a 20 de maio, no Parcão. Natural de Arroio dos Ratos, Isabel veio para Cachoeirinha aos três anos, onde estudou no Grupo Escolar Quitandinha, Parque Brasília, e na Escola Presidente Kennedy.

Formada em Geografia na PUC e com especialização em Geografia Urbana na UFRGS, foi professora no Colégio Agrícola Daniel de Oliveira Paiva, coordenadora de Estudos Sociais na Secretaria da Educação, e professora em EMEFs como Fidel Zanchetta, Maria Fausta e Carlos Antônio Wilkens. É autora do livro “Memória de Cachoeirinha”, lançado em 1991 por ocasião do Jubileu de Prata do município, e coautora do livro que conta a história dos 25 anos da Escola Granja Esperança, onde também lecionou. Também escreveu as obras “A História do Wilkens” e o “Wilkens na História”.

O livro “Memória de Cachoeirinha” é resultado de uma pesquisa realizada pela professora entre os anos de 1989 e 1990, quando trabalhava na Secretaria Municipal da Educação, no setor de Projetos Sociais. “Fui convidada e me lancei na pesquisa em livros, entrevistas, jornais e documentos. E o resultado foi este livro que inicia relembrando que este município pertencia a Gravataí (Aldeia dos Anjos) e os primeiros ocupantes desta terra foram os índios. A ocupação de Cachoeirinha, depois, foi através de João Baptista Soares e Souza, seus parentes e agregados. Com a sua morte, inicia o loteamento de suas terras, sem a mínima estrutura, e o povo que vinha para cá lutou por água encanada, luz, lazer, igrejas, escolas, indústria”, relata.

*Com informações da Prefeitura de Cachoeirinha. Foto: Frederico Mombach

 

© Copyright 2025 Giro de Cachoeirinha - Todos os Direitos Reservados.