Priscila Milán
Quem circular pelos corredores da Feira de Negócios e Inovação de Cachoeirinha (FniC 25) perceberá a forte presença feminina nos estandes dos mais de 120 expositores da edição. E isso é reflexo do cenário atual na região, onde muitas mulheres assumiram o protagonismo nos negócios e lideram empresas nos mais variados segmentos.
A reportagem do Giro de Cachoeirinha esteve na abertura oficial do evento, na tarde de terça-feira (13/5), e conversou com algumas empresárias, como Elenir Poncio Santos, proprietária da Macrosul Embalagens Plásticas e integrante do Núcleo das Mulheres Empreendedoras da Associação Empresarial de Cachoeirinha (ACC) que participou de todas as edições da FniC.
Revezando seu tempo entre os estandes da empresa e do Núcleo para atender ao público que prestigia a exposição, Elenir demonstra otimismo quanto ao desenvolvimento da cidade e do estado após a catástrofe climática de 2024, bem como de oportunidades de bons negócios no evento deste ano. “Essa feira é a da reconstrução e traz a esperança de um Rio Grande do Sul melhor”, frisa a diretora da Macrosul, fábrica de embalagens descartáveis, materiais de higiene, limpeza e tapumes ecológicos.
Com uma jornada inspiradora, a empresária participa da coletânea “Elas contam: 18 histórias de sucesso”, produzido pelo Núcleo das Mulheres Empreendedoras e publicado pelo Editora Alternativa, em 2023. No livro, ela relata os desafios que enfrentou no caminho, como a necessidade de comandar os negócios após a morte do esposo em um acidente, quando os filhos ainda eram pequenos. “Mas eu sigo aí batalhando e procurando crescer a cada dia mais”, afirma a profissional, que começou a atuar no ramo na década de 80.
Outra empresária que viu na FniC uma oportunidade de fomentar os negócios foi Graciela Messa, que administra as franquias da Natura em Cachoeirinha e Gravataí. Ela abriu a primeira loja em 2019, no Centro de Gravataí. Pouco tempo depois, inaugurou a unidade de Cachoeirinha, na Rua Coronel João Batista da Silveira e Souza. No ano passado, no Gravataí Shopping, apresentou um novo conceito da marca, com a abertura de uma loja inspirada na experiência do consumidor.
Graciela se identifica com os valores da Natura, que, a seu ver, é inclusiva e contribui para o empoderamento de muitas mulheres, tanto por meio dos produtos como pela oportunidade de se tornar uma fonte de renda, a partir da atuação como consultoras. Membro dos Núcleos de Mulheres Empreendedoras das duas cidades, ela participa pela primeira vez da feira e revela que ficou muito satisfeita com o movimento já no primeiro dia de evento. A Fnic segue até sexta-feira (16/5), no Centro das Indústrias (CIC), localizado na Av. das Indústrias, 750, com entrada franca. O horário de visitação é das 13h às 20h. O evento é uma realização da ACC, CIC e Prefeitura de Cachoeirinha.
Fotos: Priscila Milán/Giro de Cachoeirinha