Em 2025, Cachoeirinha registrou 40 hospitalizações e três óbitos por doenças respiratórias; RS decreta emergência em saúde pública

 

O Governo do Estado decretou emergência em saúde pública com foco na prevenção e enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente em crianças. O decreto, assinado pelo governador Eduardo Leite nesta segunda-feira (19/5), será publicado no Diário Oficial do Estado amanhã (20/5). Neste mês, a Secretaria da Saúde (SES) já anunciou um investimento de R$ 20,8 milhões na Operação Inverno Gaúcho, a serem aplicados na Atenção Primárias e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A medida foi adotada diante do aumento expressivo de casos e da demanda nos serviços de emergência, com filas de espera, o que representa elevado risco à população. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, disse que a decisão busca fortalecer a rede hospitalar, com a preparação e disponibilização de leitos de UTI e suporte ventilatório.

Com o decreto, as redes hospitalares que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem priorizar medidas emergenciais para a oferta de leitos clínicos e de terapia intensiva voltados ao atendimento de casos de síndrome respiratória. A validade do decreto é de 120 dias, a contar da data de publicação.

De acordo com dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs),  o Rio Grande do Sul registrou neste ano, até esta segunda-feira (19/5), 4.099 hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Essas internações foram causadas por infecções como influenza (gripe), covid-19, vírus sincicial respiratório (VSR), entre outros. Do total de casos, 305 evoluíram para óbito. Entre as crianças menores de cinco anos, foram registradas 1.374 internações e dez mortes.

Situação em Cachoeirinha – número de internações

O município registrou 40 internações por SRAG, Influenza, Covid e VSR até o momento, conforme a Secretaria Estadual da Saúde. Três pessoas morreram na cidade devido a essas infecções.

Das 28 hospitalizações por SRAG, 2 evoluíram para óbito;

Das 3 hospitalizações por Influenza, houve 1 óbito;

Ocorreram 2 hospitalizações por Covid, nenhum óbito;

Ocorreram 7 hospitalizações por VSR, nenhum óbito.

Recurso para UPA

Segundo o Governo do Estado, a UPA Francisco de Medeiros receberá R$ 120 mil por meio da Operação Inverno Gaúcho.

 *Com informações do Governo do RS. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

© Copyright 2025 Giro de Cachoeirinha - Todos os Direitos Reservados.