Esta semana foi protocolado na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha um projeto de lei para criação da Subprefeitura da Zona Norte. A proposta é da vereadora e presidente da Casa, Jussara Caçapava (Avante). De acordo com o PL, a unidade descentralizada de apoio à gestão pública tem como objetivo facilitar a execução de políticas públicas e melhorar o atendimento às demandas da população residente e próxima à região.
No projeto, a parlamentar sugere que a Subprefeitura da Zona Norte seja instalada junto à sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos (SMISU) e a coordenação fique a cargo de um nomeado pelo Poder Executivo. Segundo a vereadora, em trecho da proposta, que ainda será analisada pelo Legislativo, o objetivo é “aproximar a administração pública da realidade vivida pela população dessa região, que se desenvolveu aceleradamente nas últimas décadas e concentra uma expressiva parcela dos moradores do município”.
A unidade atenderia os bairros Jardim do Bosque, Granja Esperança, Vila Anair, Parque Espírito Santo, Chácara das Rosas, Nova Cachoeirinha, Parque Marechal Rondon, entre outros. Ao justificar a necessidade da Subprefeitura, a presidente da Câmara aponta que essa região apresenta diversas demandas, muitas associadas ao próprio crescimento, tais como manutenção constante das vias, conservação de espaços públicos, melhoria da iluminação e limpeza urbana.
Jussara também destaca que a presença local do poder público agilizaria o atendimento à comunidade. O processo mais ágil também seria viabilizado pela dotação orçamentária própria da Subprefeitura da Zona Norte de Cachoeirinha.
Outro projeto
Recentemente, a vereadora Jussara Caçapava também encaminhou ao Executivo um projeto para a criação de um novo centro de tratamento voltado ao acolhimento, recuperação e reinserção social de dependentes químicos no município. Nesta proposta, a parlamentar sugere que a instituição conte com uma equipe multidisciplinar – incluindo profissionais da saúde, psicólogo, assistente e educador social, entre outros.
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Cachoeirinha