Criado com a proposta de popularizar a Ciência, o Museu WEG inicia esta semana seu formato itinerante e passará por nove cidades brasileiras. Na região, a previsão é de que o projeto se estabeleça em Cachoeirinha, mas atenda também o público de Gravataí, cidade onde possui unidade fabril. A estimativa é de que o Museu WEG de Ciência e Tecnologia esteja por aqui entre 2 e 6 de julho.
Em 2025, além de manter a exposição permanente, que recebe mais de 20 mil visitantes por ano em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, o programa visa ampliar o acesso à ciência, à tecnologia e à história da companhia, proporcionando uma experiência única para os visitantes. Para tanto, um caminhão adaptado faz transporte da estrutura e, ao chegar às cidades, a exposição é montada em espaços específicos para atender escolas, famílias e comunidades locais.
“A proposta é unir a tradição do Museu WEG, que já se consolidou como um centro de referência, com uma nova forma de se comunicar, aproximando ainda mais a história e a cultura da empresa, além do conhecimento científico, das comunidades onde temos operações”, destaca Daniel Marteleto Godinho, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais.
A exposição contará com recursos audiovisuais e experiências imersivas que mostram os conceitos básicos da física e energia elétrica, além da trajetória de empreendedorismo dos fundadores da WEG, Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, e o caminho que transformou a empresa em uma multinacional.
O projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da WEG, realização do Ministério da Cultura e apoio do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e da Aukland Projeto e Produção. Em breve, o Museu WEG confirmará o local em que se instalará na região. A visitação será gratuita e demais informações sobre a iniciativa podem ser conferidas no Instagram @museuweg.
Fotos: Divulgação