Gravataí e Cachoeirinha na Expointer: confira algumas empresas e entidades sociais que participam da edição

 

Neste sábado (30/8), às 8h, abrem os portões do Parque Assis Brasil, em Esteio, para a 48ª Expointer, considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. O evento segue até o feriado de 7 de setembro, com a previsão de mais de 800 atividades no período, entre julgamentos, leilões, provas, palestras, apresentações e workshops. Diariamente, a visitação ocorrerá até às 20h, sendo que os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente, no site oficial da Expointer, ou diretamente na bilheteria do parque.

Gravataí e Cachoeirinha terão alguns representantes na edição de 2025. Empresas, cabanhas e entidades sociais e culturais vão marcar presença no evento. A Prefeitura de Gravataí informa que não terá estande este ano, mas equipes, especialmente da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, vão visitar a feira com o intuito de buscar sistemas mais inovadores e tecnológicos que ajudem a mitigar as consequências das mudanças climáticas, de forma mais resiliente e sustentável, e contribuam para a recuperação do solo, além de melhorar a produção. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Cachoeirinha para verificar a participação no evento, porém não obteve retorno.

Entre as empresas de Gravataí com participação confirmada na Expointer estão a Marcher Brasil – notícia veiculada pelo Grupo Giro na semana passada –, e a Romac, que contará com ofertas exclusivas de maquinários. A Cabanha DRV, de criação de gado da raça Gir Leiteiro, também representa o município na programação.

Entre as marcas de Cachoeirinha, uma das expositoras é a Global Aço, que apresentará seus produtos e soluções ao público. Instituições de atuação em toda a Região Metropolitana também serão destaque no Parque Assis Brasil. Um exemplo é a Cooperativa Sicredi Origens RS, que possui duas agências em Gravataí e três em Cachoeirinha.

Na programação cultural da Expointer, que terá mais de 50 atrações este ano, um dos destaques é o CTG Rancho da Saudade. A entidade tradicionalista participa novamente da Ópera Gaúcha, evento que celebra a abertura da feira com um grande espetáculo. Desta vez, os dançarinos de Cachoeirinha vão se apresentar na performance “O legado de um povo”, neste sábado (30/8), às 19h30, na pista central do parque (confira aqui a matéria com detalhes do espetáculo). Também neste sábado, porém mais cedo, às 14h, o Rancho será uma das atrações do 2ª Festival Cultural de Esteio.

Outra entidade com atuação em Gravataí e Cachoeirinha que estará presente na 48ª Expointer é o Distrito 4670 do Rotary Internacional. O clube responsável por diversas ações sociais na região terá um espaço no parque, próximos às instalações dos veículos estaduais Correio do Povo e Record.

*As marcas citadas são apenas algumas das expositoras locais na Expointer 2025.

Foto: Divulgação

© Copyright 2025 Giro de Cachoeirinha - Todos os Direitos Reservados.