Pedido de impeachment de prefeito e vice de Cachoeirinha é protocolado na Câmara

Foi protocolado nesta segunda-feira (20), na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, um pedido de impeachment contra o prefeito Cristian Wasem e o vice-prefeito João Paulo. O documento foi assinado pelo advogado Hendrix Gavião, a pedido do suplente de vereador Almeida Xereta, que afirma ter reunido indícios de irregularidades na condução da administração municipal.

Entre os principais pontos levantados estão a distribuição de 14 mil pares de tênis a estudantes da rede municipal, custeada com cerca de R$ 1 milhão em recursos públicos às vésperas das eleições, e o repasse de R$ 2,75 milhões a uma servidora ligada à base política do prefeito, durante o período de calamidade das enchentes.

O pedido também cita o uso de perfis institucionais e redes sociais da Prefeitura para promover a gestão e fazer críticas a adversários políticos, o que, segundo o autor, representaria violação ao princípio da impessoalidade na administração pública.

O caso está amparado em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que tramita na Justiça Eleitoral e que também busca a cassação dos mandatos. O processo de impeachment agora depende da análise dos vereadores para definição do seu prosseguimento. A reportagem do Giro de Cachoeirinha busca contato com as defesas de Cristian e João Paulo.

© Copyright 2025 Giro de Cachoeirinha - Todos os Direitos Reservados.