Aplicativo da Receita Estadual ajuda consumidor a encontrar os alimentos mais baratos

 

Em tempos de alta no preço dos alimentos, fazer uma boa pesquisa de custos antes de ir às compras pode gerar uma economia importante ao bolso dos consumidores. Para ajudar nessa tarefa, a Receita Estadual e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) mantêm um aplicativo gratuito que permite a busca pelo valor mais baixo de produtos e a possibilidade de filtrar os resultados pela proximidade, buscando lojas num raio de até 30 km, o que ajuda a reduzir o custo de deslocamento e a fortalecer o comércio local. O aplicativo “Menor Preço Nota Gaúcha” pode ser baixado gratuitamente pelas plataformas Android e iOS.

O aplicativo também conta com a funcionalidade “lista de compras”, um recurso que permite que os consumidores possam selecionar vários itens ao mesmo tempo e fazer a pesquisa de preços em comércios das proximidades. A ferramenta mostra o valor do somatório dos produtos em cada um dos mercados, auxiliando os contribuintes a encontrarem o valor mais em conta. O Menor Preço também oferece a opção de busca por data, pesquisa que mostra quando o estabelecimento ofereceu o preço encontrado. Ao clicar no resultado, o usuário tem acesso ao endereço e ao telefone da loja, o que pode ajudar a confirmar o preço praticado e evitar deslocamentos desnecessários.

Saiba como utilizar o Menos Preço Nota Gaúcha

– Baixe o Aplicativo Menor Preço Nota  Gaúcha, disponível nas plataformas Android e iOS. Para a utilização dos serviços, é necessário o cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha, o que pode ser feito por qualquer cidadão que tenha CPF.

– Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras.

– Filtre os resultados pelo raio máximo de distância da sua localização e pela data que o preço foi praticado.

– Encontre os menores preços mais próximos de você. Como o mecanismo mostra o preço de acordo com a última nota de venda do produto emitida com CPF pelo estabelecimento, é importante verificar a data e horário em que a nota foi processada.

* Com informações da Sefaz

Foto: Felipe Dalla Valle

© Copyright 2025 Giro de Cachoeirinha - Todos os Direitos Reservados.