Após receber melhorias, Centro Municipal de Saúde Animal de Cachoeirinha retoma atendimentos

 

O Centro Municipal de Saúde Animal de Cachoeirinha (Clínica 4 Patas), que há um ano está funcionando no bairro City passou por melhorias no mês de julho. O local, que é próprio da Prefeitura, foi cercado para garantir a segurança dos animais que passam por consultas e procedimentos. A ação era um pedido dos frequentadores, que tinham receio de fuga dos animais atendidos. Além disso, o prédio foi pintado e outras melhorias internas foram realizadas.

De acordo com Líssia Barbosa Ludwig, coordenadora do Bem-Estar Animal, a clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, realizando 14 consultas clínicas por dia, sendo sete por turno, além de atendimentos emergenciais conforme a demanda. Também são prestados serviços cirúrgicos de pequena complexidade, como castrações, enucleações e retiradas de tumores.

Quem pode ser atendido

A 4 Patas contempla tutores de animais que tenham CadÚnico, realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. “Além do cadastro, é necessário trazer um documento com foto e comprovante de residência”, explica Líssia. As fichas para consultas são distribuídas diariamente nos dois turnos. Já para castrações, são disponibilizadas 50 fichas mensais. O agendamento é feito sempre no dia 15 de cada mês e é preciso ir presencialmente no local.

Morador do bairro Anair, Ronaldo Pereira Dias estava com sua cachorrinha Mel, de 12 anos, aguardando atendimento. Uma semana antes, a parceira de tanto tempo havia realizado uma cirurgia para retirada de um tumor e aguardava para revisão com veterinário. “A clínica ficou muito melhor nesse lugar e gostei que agora tem a cerca porque fica mais seguro se um bichinho tenta fugir. O serviço aqui é muito bom. A Mel é da família e eu não tinha condições de fazer uma cirurgia dessas se precisasse pagar, tudo é muito caro”, garante.

Tratamento para esporotricose

Os atendimentos para a esporotricose, uma infecção causada por fungo e que acomete principalmente gatos, receberam um protocolo especial. De acordo com Líssia, o tratamento medicamentoso está sendo fornecido para os tutores que conseguem manter seus animais isolados. “Estamos com 47 tratamentos ativos no momento e iremos começar a acompanhar novos quando recebermos mais medicação. Todos os animais que chegam aqui recebem atendimento veterinário, mas a medicação estamos controlando de uma forma diferente. Este tratamento tem uma duração de seis meses e o animal precisa se manter isolado e receber a medicação de forma correta, do contrário só traz sofrimento e pouco resultado. Por isso, mantemos consultas mensais para acompanhamento e o tutor precisa se comprometer. Nenhum animal é recolhido”, afirma.

Protetoras cadastradas têm quatro castrações mensais

Já o atendimento às protetoras é realizado conforme cadastro. No início do ano, foi lançado um edital para que elas se inscrevessem. O acompanhamento de um ano conta com 24 protetoras em 2025. Elas têm acesso a consultas livres e quatro castrações mensais.

Como buscar atendimento

Moradores de Cachoeirinha inscritos no CadÚnico podem acessar a Clínica 4 Patas, localizada na Rua Honório Lemos, 40, bairro City. Para dúvidas e maiores informações, o WhatsApp é 3041-7198.

*Informações e foto da Prefeitura de Cachoeirinha

© Copyright 2025 Giro de Cachoeirinha - Todos os Direitos Reservados.