No mês de combate à AIDS, Cachoeirinha recebe hoje, em Brasília, a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. O certificado é um reconhecimento oficial do Ministério da Saúde a municípios e estados e leva em consideração os esforços para a eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho durante a gestação, parto e amamentação.
Os dados apresentados para a obtenção do certificado são referentes ao ano de 2022, somados ao trabalho constante desenvolvido no município. Segundo Cristiane Almeida, coordenadora da Política de IST, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose de Cachoeirinha, a candidatura ao reconhecimento foi adiada devido aos períodos de pandemia e calamidade enfrentados pela cidade.
A certificação tem ligação direta com as ações desenvolvidas pelo Serviço de Atendimento Especializado de Cachoeirinha. O SAE é vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e dispõe de equipe multidisciplinar para o acompanhamento integral dos pacientes, incluindo diagnóstico, tratamento, acompanhamento e orientações.
Entre as ações desenvolvidas pela SAE do município estão:
- Testagem de HIV e sífilis para todas as gestantes no primeiro, terceiro trimestre e no parto;
- Testagem dos parceiros das gestantes nos mesmos períodos;
- Monitoramento da realização de consultas de pré-natal, exames e retirada de medicamentos em dia;
- Qualificação do banco de dados do Sistema Nacional de Informação de Notificação de Agravos (SINAN) relativo às gestantes vivendo com HIV e crianças expostas ao HIV;
- Administração adequada e em tempo oportuno das profilaxias para as gestantes vivendo com HIV e crianças expostas ao HIV;
- Facilitação do acesso aos exames e às consultas especializadas e ao pré-natal;
- Realização dos exames de carga viral para o HIV, conforme protocolo, para a gestante vivendo com HIV e a criança exposta ao HIV.
*Informações: Prefeitura de Cachoeirinha. Foto: Divulgação.
