Com o intuito de evitar que casas sem condições de moradia, que foram interditadas ou destruídas pela enchente do ano passado, sejam ocupadas de forma irregular, a Defesa Civil de Cachoeirinha e a Secretaria de Infraestrutura estão demolindo as habitações em dois bairros da cidade. O processo, acompanhado pela Secretaria de Habitação, começou na quinta-feira (11/12).
“Neste primeiro dia, quatro casas foram demolidas, conforme critérios pré-estabelecidos. A Habitação encaminhou à Defesa Civil uma lista com mais de 40 imóveis desocupados que oferecem risco de queda. As demolições seguirão de acordo com o cronograma e a disponibilidade da Defesa Civil”, explica o titular da Habitação, Marcelo Piton.
As famílias que residiam nesses locais foram contempladas pelo programa Compra Assistida, do Governo Federal, e já adquiriram seus novos imóveis. O Programa, que já foi encerrado, foi operado pela Caixa Econômica Federal, e permitiu que famílias com renda de até R$ 4,7 mil adquirissem imóveis de até R$ 200 mil, financiados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O valor é integralmente custeado pelo Governo Federal, sem custos diretos aos beneficiários.
Até este mês, 86 famílias já assinaram o contrato e 46 se mudaram. Em janeiro, mais contratos que já estavam em tramitação deverão ser assinados. A seleção dos beneficiários considerou critérios de renda e dados socioeconômicos. Os contemplados puderam escolheram imóveis em qualquer município do Estado, desde que não fossem localizados em área atingida pela enchente, conforme mapeamento da Defesa Civil.
*Informações da Prefeitura de Cachoeirinha. Foto: André Guterres
