O calor extremo que atinge a Região Metropolitana neste começo de semana – a sensação térmica ao meio dia desta terça-feira (11) chegou aos 43 graus – motivou o Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha (SIMCA) a mover uma ação solicitando a suspensão das aulas na Educação Infantil na rede municipal. Uma decisão judicial liminar suspendeu as aulas até a próxima segunda-feira (17). A medida atende às recomendações da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, que emitiu um alerta para a região devido às temperaturas extremas previstas, visando garantir a segurança de grupos vulneráveis, como crianças e idosos.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Isabel Fonseca, as escolas da rede municipal estão preparadas para receber os alunos com segurança. “Comunicamos que estamos acatando e respeitando o SIMCA, mesmo tendo a certeza de que nossas escolas estão preparadas para receber os alunos com toda a infraestrutura necessária, garantindo a segurança e o bem-estar das crianças”, destacou a secretária.
Ainda segundo Isabel Fonseca, a educação infantil possui uma carga horária diferenciada e representa, para muitas famílias, um espaço que vai além da aprendizagem, sendo também um local de cuidado. “Sabemos que muitas famílias já haviam se organizado para a adaptação ao retorno escolar, e entendemos a importância desse espaço para elas”, completou.
Embora a Prefeitura garanta a infraestrutura necessária para receber as crianças com conforto, algumas escolas do município possuam ar condicionado instalado, mas a fiação elétrica não comporta o funcionamento. A mãe de uma menina de 1 ano que iniciou a adaptação escolar da filha nesta segunda-feira (10), e que preferiu não ter o nome identificou, contou à reportagem que na escola onde a pequena está matriculada, embora a sala conte com o ar condicionado, o aparelho não pode ser ligado. “Foi informado pela escola que a fiação é muito antiga e enquanto não for toda refeita, não podem usar o ar”, afirmou. Há relatos de que outras escolas do município enfrentam o mesmo problema.