A Prefeitura de Cachoeirinha iniciou esta semana uma campanha de adoção de dois filhotes de cachorro que foram abandonados na porta do Centro de Saúde Animal 4 Patas, localizado no bairro Vila City. Os cãezinhos, com cerca de dois meses de idade, estão saudáveis e recebem cuidados da equipe da clínica, com apoio de um lar temporário.
Na manhã do dia 28 de julho, a colaboradora Leonisa Leffa encontrou uma caixa deixada na entrada da clínica. Dentro dela estavam os dois filhotes. Após consulta às câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle, foi possível identificar que, no dia anterior, por volta das 19h50, uma pessoa abandonou os animais no local.
A Administração Municipal registrou um boletim de ocorrência e reforça que a Clínica 4 Patas é equipada com câmeras de monitoramento justamente para coibir esse tipo de crime e punir os autores. O prefeito Cristian Wasem destaca a importância da denúncia e da responsabilização de quem pratica maus-tratos.
Agora, os filhotes — sem raça definida — aguardam por adotantes responsáveis que possam oferecer um lar seguro e cheio de carinho. Interessados podem entrar em contato com a Clínica 4 Patas pelo WhatsApp (51) 3041-7198, das 8h às 17h.
Mais uma ação para facilitar adoções
Com o objetivo de incentivar a adoção responsável e ampliar as oportunidades para que mais animais encontrem um lar, a Prefeitura pretende implementar um banco de dados em seu site oficial. A plataforma será conectada a protetores independentes cadastrados e demais interessados, permitindo a divulgação de animais disponíveis para adoção, com informações e contatos dos responsáveis.
A campanha Adote um Amigo busca dar mais visibilidade aos animais que aguardam por um lar e fortalecer a rede de apoio à causa animal no município.
Abandono de animais é crime
Abandonar, ferir, mutilar, manter em condições insalubres, negar abrigo, alimentação, água ou assistência veterinária são atos caracterizados como maus-tratos.
De acordo com o artigo 32 da Lei nº 9.605/98, a pena para quem pratica maus-tratos contra animais é de três meses a um ano de detenção. Em casos envolvendo cães e gatos, a pena foi ampliada e pode chegar a até cinco anos de prisão. Se houver morte do animal, a punição é aumentada de um sexto a um terço.
*Informações e foto da Prefeitura de Cachoeirinha