A concessão de crédito comercial tem aumentado em toda área de atuação da Sicredi Origens RS, especialmente no último trimestre deste ano. Com 29 agências distribuídas entre Alvorada, Canoas, Cachoeirinha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão, a Cooperativa registra uma grande procura por crédito, tanto por Pessoas Jurídicas (PJ) como Físicas (PF). Conforme o gerente de expansão da Sicredi Origens RS, Cristiano Ávila, outubro foi até então o mês com maior volume de liberação de crédito – mais que o dobro da média dos demais meses de 2025.
A gerente das agências Cachoeirinha Centro, Distrito Industrial e Bom Princípio, Miriane Borges, explica que a demanda de crédito comercial tem crescido no município, sobretudo devido à necessidade das empresas para capital de giro e investimentos voltados à expansão e qualificação dos negócios. Somado a isso, há o fato de a Cooperativa disponibilizar condições diferenciadas, tanto nas taxas de juros como nos prazos de pagamento, tornando-as ainda mais atrativas aos associados.
Com taxas de juros competitivas frente ao mercado e prazos que podem chegar até 180 meses para o pagamento, a Sicredi Origens RS oferece ainda uma consultoria financeira especializada pelos gerentes, que sempre mantêm um relacionamento próximo com o associado e estão à disposição para buscar a linha de crédito mais adequada para as necessidades e momento da empresa.

A atenção dispensada aos associados da Styrosul – Soluções em EPS pela gerente Pessoa Jurídica da Sicredi Cachoeirinha Centro, Juliana Santos, foi decisiva para a liberação de crédito para a empresa, que está aplicando o recurso na ampliação de sua área com placas de energia solar. Os gestores administrativo e financeiro da fábrica, Lismar Soares e Simone Fagundes, revelam que as condições de pagamento foram atrativas e a análise de crédito mais rápida, aspectos que corroboraram para a contratação da linha.
Lismar destaca que parte da empresa já contava com sistema fotovoltaico, instalado há cerca de quatro anos. Com o novo crédito, a área está sendo ampliada. Aproximadamente 70% do espaço da fábrica contará com energia solar, o que reduzirá bastante os gastos. “Com o valor que sobra no caixa podemos investir em equipamentos, melhorar a qualidade de produtos e processos”, frisa. O responsável pelo setor administrativo também aponta que verbas disponíveis em caixa facilitam negociações para compra de matérias-primas. “Muitas pessoas ainda não colocaram na ponta do lápis o quanto isso gera de economia. A energia solar é um dos melhores investimentos que podemos fazer”, declara.
Oportunidades para Pessoas Físicas
Além de linhas de crédito que auxiliam empreendedores no crescimento dos negócios, a Sicredi Origens RS dispõe de diversas opções para Pessoa Física (PF), e uma delas é a campanha exclusiva de financiamento de veículos, válida até o fim do mês de dezembro. A Cooperativa oferece aos associados condições diferenciadas para conquistar um carro novo ou seminovo. Taxas reduzidas, prazos flexíveis que podem chegar a 60 meses e parcelamento com entrada reduzida são alguns dos benefícios disponíveis na campanha.

Conheça a Styrosul – Soluções em EPS
Associada à Sicredi Origens RS, a Styrosul foi fundada em 2005, em Sapucaia do Sul, mas há 12 anos está sediada em Cachoeirinha. A empresa utiliza o poliestireno expandido (EPS/isopor) como matéria-prima para produtos que atendem a diversos segmentos, tais como papelaria, construção civil, embalagens, eventos, indústria e comércio em geral.
“Quando a empresa começou simplesmente recortávamos as chapas. Passado algum tempo, vimos uma oportunidade de crescimento, que era fazer todo o processo: comprar a matéria-prima e transformar em bloco para recortar. Assim conseguimos ganhar valor agregado. Com esse crescimento, buscamos novos mercados e clientes”, salienta Lismar Soares.
Conforme o gestor administrativo, o trabalho iniciou com placas para livrarias e alguns itens para os segmentos de embalagens e da construção civil. “Hoje, nosso portifólio de produtos é amplo”, menciona ao citar que há um ano e meio foi implantado o setor de robótica, que possibilita a confecção de esculturas em isopor, bastante procuradas por estabelecimentos comerciais que utilizam peças em decorações temáticas, escolas de samba, produtoras de eventos, entre outras empresas.
Após o start na fabricação de esculturas, cujo acabamento fica à cargo dos clientes, a Styrosul, que é pioneira nesse tipo de produto com EPS no Rio Grande do Sul, tornou-se referência também na comercialização para o resto do país. “Neste cenário de expansão da Styrosul, a parceria com a Sicredi Origens RS, através do financiamento de energia solar, tem gerado economia financeira. Estamos muito satisfeitos com o atendimento que recebemos da nossa gerente”, comenta Simone.

*Reportagem e fotos: Priscila Milán/Giro de Cachoeirinha
