Priscila Milán
Apontada como a maior faculdade do Brasil, com mais de 2,5 mil unidades em todo o país, a Estácio é uma referência no ensino superior, oferecendo cursos certificados com as notas máximas pelo Ministério da Educação (notas 4 e 5). A instituição chegou a Gravataí há seis anos, com a abertura de um polo pelo administrador Rafael Dimer. Inicialmente localizada no bairro Santa Fé, a escola se mudou ainda em 2019 para a Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 3956, na parada 70.
No atual endereço, situado na Vila Província, a faculdade conta com ampla estrutura para atendimento aos estudantes, que têm à disposição mais de 80 cursos de graduação e 120 de pós-graduação. O mantenedor explica que as graduações são oferecidas em três formatos: EAD, ao vivo e semipresenciais. Já os cursos de pós são exclusivamente na modalidade EAD. Independentemente do formato, a Estácio promove aulas inaugurais para esclarecer dúvidas, informar deveres da escola e alunos, além de solenidades de formaturas presenciais.

Conforme Rafael, as graduações tecnológicas, que possuem menor duração e ênfase em áreas específicas, estão entre os cursos mais procurados no polo da Avenida Dorival de Oliveira. Ele aponta que isso é reflexo do próprio perfil dos alunos da rede: a maioria pessoas que já estão no mercado de trabalho, mas buscam aprimoramento ou a transição de carreira e mais flexibilidade nos horários para estudar. Entre os tecnólogos, há bastante demanda por Processos Gerenciais, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos, por exemplo.
As Licenciaturas também registram alta procura na escola, caso dos cursos de Pedagogia, Psicopedagogia, Letras, História e Geografia, assim como as Engenharias (Civil, Elétrica e da Computação) e as formações na área da Saúde, como Biomedicina e Farmácia.

Experiência familiar e identificação com os valores da rede
Atualmente, Rafael Dimer está à frente de cinco unidades da Estácio no Rio Grande do Sul. Gravataí foi a primeira, mas depois vieram Canoas, Cachoeira do Sul, Santo Ângelo e Sapiranga. A experiência na área da Educação não surgiu nesse momento, todavia. O jovem cresceu e iniciou a jornada profissional no ambiente escolar. “No ano em que nasci (1993), minha mãe (Maria Luiza) abriu uma creche, que em 1997 se transformou na Escola Dora Dimer, que tem o nome em homenagem à minha avó”, relata.
Na instituição dirigida pela mãe, ele trabalhou em vários setores, como cantina, secretaria, departamentos financeiro e administrativo, além de ter sido auxiliar de sala de aula. A oportunidade para instalar um polo da faculdade em Gravataí surgiu em 2017, porém a aprovação pelo MEC era mais demorada na época, devido à realização de avaliações e vistorias presenciais. Aprovada a implementação, no final de 2018, Rafael deixou a Escola Dora Dimer para se dedicar exclusivamente ao novo negócio, que iniciou o atendimento em 2019.
O perfil empreendedor foi uma característica na família antes mesmo da iniciativa de Maria Luiza Dimer – o pai dela, José Antônio Dimer, também demonstrava a habilidade para inovar e investir nos negócios, tendo, inclusive, comandado três fábricas de carrocerias de caminhão na cidade. Herdada a visão empreendedora, Rafael não hesitou diante do desafio de administrar o segundo polo da Estácio apenas um ano após o de Gravataí.

A unidade de Canoas é a maior sob sua administração e está em reformas para ampliação: vai receber laboratórios para os cursos semipresenciais. As outras três escolas foram abertas em 2023. Segundo o mantenedor dos cinco polos, a identificação com os valores da Estácio foram fundamentais para que decidisse gerenciar as unidades.
“O principal valor com o qual me identifico é a acessibilidade. Sabemos o quão difícil era fazer uma graduação no Brasil e a Estácio surgiu há mais de 50 anos nas periferias do Rio de Janeiro, trazendo uma mensalidade acessível e ensino de qualidade”, afirma Rafael. Além disso, ele ressalta que a instituição sempre foi comprometida em trazer inovações para qualificar o ensino e tornar o processo de aprendizagem mais eficaz, o que, em sua opinião, a faz uma referência.
Cursos EAD, ao vivo e semipresenciais
Na Estácio da Avenida Dorival, o aluno pode optar por três modalidades nos cursos de graduação:
– EAD: o estudante recebe todo o conteúdo no primeiro dia de aula. O próprio aluno se organiza quanto a realização dos estudos e provas (que são presenciais, ocorrem no polo mediante agendamento).
– Ao vivo: essa modalidade é voltada a pessoas com mais tempo para se dedicar as atividades acadêmicas. O aluno define o turno em que deseja estudar (manhã ou noite) e participa da aula ao vivo, de segunda a sexta-feira, podendo interagir com o professor e os colegas.
– Semipresencial: Este ano, a Estácio passou a ofertar cursos semipresenciais, que mesclam as demais opções, com três disciplinas EAD, uma ao vivo e uma presencial na unidade do Centro de Canoas, onde ocorrem as atividades práticas em laboratórios.

Atendimento no polo
A Estácio da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 3956, fica na parada 70 e atende de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 19h. No sábado, funciona das 9h às 13h. Contatos podem ser feitos pelo telefone (51) 3421-4573 ou WhatsApp (51) 99221-6827. Informações podem ser conferidas ainda no Instagram @estaciogravataiavdorival.