Morador da Vila Fátima, em Cachoeirinha, Luciano Vargas Baron está escrevendo uma jornada de sucesso no esporte. Aos 18 anos, o estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Kennedy (Polivalente) é um destaque da modalidade luta de braço (também chamada queda de braço), tendo conquistado em três anos de prática esportiva dezenas de premiações.
Natural de Porto Alegre, Luciano foi incentivado a conhecer o esporte pelo amigo e treinador Alisson Baranoski, após começar a fazer musculação na Academia Bem Estar. “Ele me levou no treino e eu gostei muito. No meu primeiro Campeonato Gaúcho, em 2022, fui campeão Sub-18 em ambos os braços. Ali vi que eu era apaixonado pelo esporte”, ressalta o atleta.
Representante da Equipe Área 51, o jovem trabalha como barbeiro e desafia os clientes: quem o derrotar na luta, ganha o corte gratuito na Rios Barber Club. Com várias medalhas na coleção, Luciano é o atual campeão gaúcho peso pesado no braço direito e detém excelentes resultados em competições federadas ou não. Somente este ano, conquistou duas vitórias no Brasileiro Sub-18, além da segunda colocação na categoria Sênior 100kg, medalhas de prata e bronze no Panamericano. Por quatro vezes venceu o estadual da modalidade.
O caminho até aqui tem sido trilhado com muita dedicação e o morador da Vila Fátima garante: quer concretizar novos sonhos. “Se eu conseguir patrocínio, desejo ir ao Campeonato Mundial, que ocorrerá em 20 de setembro, na Bulgária. Quero ser campeão mundial e conseguir alcançar o topo do esporte e viver dele, fazendo o que eu amo”, afirma.
Empresários e instituições interessadas em apoiar a carreira do atleta de queda de braço podem entrar em contato através do Instagram @baronzz7.
Fotos: Divulgação