Criado em prol do desenvolvimento da região, Ecossistema de Inovação de Cachoeirinha é lançado oficialmente

 

Uma construção colaborativa promete contribuir para uma mudança histórica no desenvolvimento de Cachoeirinha. Na quarta-feira (27/8), no auditório do Centro Universitário Cesuca, ocorreu o lançamento oficial do Ecossistema de Inovação, iniciativa que reúne poder público, universidades, entidades e empresas da região.

O projeto é fruto do Programa Cidade Empreendedora – eixo Inovação, conduzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) em parceria com os consultores do Sebrae, que acompanharam e orientaram o processo de construção ao longo de oito encontros estratégicos.

Além de promover a inovação externa, conectando a cidade com universidades, empresas e entidades, o projeto também valoriza a inovação interna, integrando diferentes Secretarias da Prefeitura de Cachoeirinha para potencializar soluções conjuntas e mais eficientes para a população.

O prefeito Cristian Wasem ressalta a importância da iniciativa para o desenvolvimento da cidade. “A inovação e o empreendedorismo são fundamentais para gerar empregos e movimentar a economia local. Com o Cidade Empreendedora, estamos criando oportunidades para que nossos empreendedores cresçam e fortaleçam seus negócios, trazendo mais desenvolvimento para Cachoeirinha”, afirma.

O evento no Cesuca contou com a presença do vice-prefeito, delegado João Paulo, autoridades municipais, representantes da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT), lideranças acadêmicas, empreendedores e profissionais de diversas áreas. “Todos os estudos realizados pelo Sebrae junto dos parceiros servirão para uma virada de página. Cachoeirinha entra nesse Ecossistema de Inovação colocando em prática tudo que a tecnologia pode fazer para alcançarmos o que desejamos, ou seja, uma cidade melhor para todos”, frisa o vice-prefeito.

Lei, capacitação e retenção de talentos

O encontro reuniu palestras inspiradoras sobre inovação, desenvolvimento e novos modelos de governança, reforçando a importância da integração entre diferentes setores para o crescimento da cidade. A secretária da SMDET, Sueme Pompeo de Mattos, destaca a importância do que chama de marco para o futuro do município. “O Ecossistema de Inovação de Cachoeirinha nasceu de oito encontros que reuniram entidades, universidades, empresas e a sociedade civil. Esse é um projeto coletivo, construído a muitas mãos, que agora avança para ações concretas”, explica.

Entre os próximos passos estão a Lei de Inovação, a consolidação da governança do ecossistema e a criação de programas para capacitar e reter talentos. “Nosso objetivo é tornar Cachoeirinha uma cidade polo de inovação, referência em soluções ágeis, desenvolvimento econômico e geração de oportunidades”, relata Sueme.

O Ecossistema de Inovação de Cachoeirinha passará a se chamar Movimento C (Colaboração, Conexão e Criatividade). O evento contou com palestras de Ronaldo Aloise Júnior (CEO Tellescom), Rafael Spengler (InvestRS), Caroline Niederauer e Yuri Ribeiro (Sebrae) e do especialista em Direito dos Negócios Alexandre Tonin.

*Informações da Prefeitura de Cachoeirinha. Foto: André Boeira

 

© Copyright 2025 Giro de Cachoeirinha - Todos os Direitos Reservados.