Em 2026 e 2027, a Associação Empresarial de Cachoeirinha (ACC) será presidida por Viviane Goulart, diretora da Chocolate Alaska. Eleita em assembleia no início deste mês, a empresária planeja dar continuidade ao trabalho da ACC em prol do desenvolvimento das empresas locais, bem como ampliar ações para fomentar o associativismo e os negócios. A chef chocolatier revelou ao Giro de Cachoeirinha algumas projeções para a gestão da entidade, a qual é associada há mais de 13 anos.
Esposa de Júlio César e mãe de Júnior, Manoela e Juliana, Viviane sempre teve perfil empreendedor, característica que herdou da família. Ela recorda que seu primeiro contato com o mundo do trabalho foi ainda na infância, na própria empresa. “A Chocolate Alaska sempre foi uma paixão da minha família. Nos primeiros anos, eu ajudava durante o horário inverso da escola, e essa experiência inicial foi fundamental para me conectar com o que fazemos”, afirma.
A partir da adolescência, a jornada profissional incluiu atuações na área de recursos humanos de grandes empresas da região, como a Dana, GM e Termolar, entre outras. Mas sempre que podia, Viviane auxiliava a mãe na fábrica, hoje sob sua direção. “Essa vivência constante na empresa familiar não só me ensinou sobre trabalho, como também sobre resiliência, compromisso, responsabilidade, me proporcionando uma base sólida de aprendizado que uso até hoje”, frisa a nova presidente da ACC.
Há mais de uma década, a chef chocolatier integra o 1º Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACC, grupo que coordenou no último biênio. “Acredito firmemente que empoderar mulheres é fundamental para a construção de um futuro mais igualitário e próspero. Assim, promovemos encontros, workshops e eventos que não apenas proporcionam aprendizado, mas também criam uma rede de apoio e colaboração. Ver o impacto positivo que essa iniciativa teve na vida de tantas pessoas é uma das maiores recompensas da minha trajetória”, relata Viviane, que acredita na união como propulsora do progresso e aponta o associativismo como uma ferramenta de desenvolvimento e aprendizado.
Segundo a presidente eleita para a gestão 2026-2027, é com orgulho, responsabilidade e compromisso que ela desempenhará seu papel à frente da ACC, contribuindo para um trabalho que já vem sendo executado com excelência. “Meu propósito é seguir fortalecendo e desenvolvendo empresas e pessoas, levando cada vez mais conhecimento e fomentando o associativismo entre os empresários. Acredito profundamente na força da colaboração, e é com esse espírito que queremos alcançar importantes objetivos, entre eles a conclusão do nosso prédio e a ampliação das ações de desenvolvimento humano e profissional”, antecipa.

Tradição no mercado do chocolate
Com credibilidade em mais de 36 anos de história, a Chocolate Alaska se consolidou como uma referência em seu segmento, apostando essencialmente em qualidade e autenticidade, conforme a CEO. “Desde o início, a marca focou em oferecer produtos artesanais, utilizando ingredientes de alta qualidade e receitas que valorizam o sabor e a experiência do consumidor, sem uso de aditivos ou conservantes”, frisa Viviane.
Além disso, a empresa está sempre atenta ao mercado, investindo em profissionalização e inovação. De acordo com a diretora, a solidez conquistada pela Chocolate Alaska é fruto de muito empenho, planejamento estratégico e um atendimento que sempre priorizou o cliente e a excelência dos produtos. A organização produz itens personalizados e busca surpreender os clientes, apresentando regularmente novas receitas e sabores. Nos planos de expansão, a fábrica pretende exportar chocolates, atualmente enviados para todo o Brasil.
Reportagem: Priscila Milán. Fotos: Estúdio Juci Fotos
