A Transcal vem obtendo resultados positivos com a estação de tratamento de água localizada em sua sede, em Cachoeirinha. No primeiro quadrimestre de 2025, cerca de 2,4 milhões de litros de água já passaram pelo procedimento. Desde a instalação do sistema, em 2019, já foram tratados mais de 36 milhões de litros de água.
Após ser usada para a lavagem dos veículos ou enxágue de peças mecânicas, a água é encaminhada até caixas separadoras por uma série de calhas localizadas no pavimento da garagem da empresa. A água é então bombeada para o reservatório da estação, onde passa por tratamentos químicos e processos físicos, como decantação e filtração, que a livram de impurezas, óleos e quaisquer resíduos provenientes do processo de lavagem. Da estação, a água é devolvida para um açude localizado na própria sede da empresa, fechando assim um ciclo que não só evita o desperdício da água como não agride o meio ambiente.
A tecnologia, 100% nacional, permite que toda a higienização interna e externa da frota de 190 veículos da empresa, assim como o enxágue de peças mecânicas, sejam realizados com água que é devolvida para a natureza totalmente tratada. No total, a estação é capaz de processar até 30 mil litros de água por dia, sendo que para a limpeza de cada veículo são utilizados em média 250 litros.
“Graças à estação de tratamento, conseguimos reutilizar uma grande parte da água que é usada na lavagem de nossos veículos, evitando o desperdício. Ficamos felizes em estarmos fazendo a nossa parte para reduzir os impactos ao meio ambiente e reforçamos nosso compromisso de continuar promovendo iniciativas que impactam positivamente a sociedade e o planeta”, afirma Pedro Bessa, gerente geral da empresa.
*Com informações da agência Prática em Comunicação. Fotos: Divulgação