Marla Cardoso
Quando a pandemia de Covid-19 começou, muitas incertezas passaram a rondar os brasileiros. Entre elas, as relacionadas ao mundo do trabalho. Foi o caso do empreendedor de Cachoeirinha, Ronaldo Machado. Trabalhando na época com serviços de tecnologia, a insegurança gerada pelo isolamento social fez com que se motivasse a investir em outro negócio. O que ele não imaginava é que a ideia surgiria em um churrasco entre amigos e que a atividade se transformaria em seu principal negócio.
“Em 2021 eu e minha esposa fomos com um casal de amigos para um sítio, passar um final de semana. Durante o churrasco, consumindo geleia de pimenta e conversando sobre possibilidades de negócio, pensei que aquele poderia ser um bom produto. Olhei no rótulo os ingredientes e achei que era fácil de fazer”, recorda. Coincidência, ou não, a mãe do amigo de Ronaldo, que se tornou seu sócio, tinha uma plantação de pimentas. “No outro dia ele levou na minha casa um saco de pimentas e comecei a testar a receita. Foram cerca de 10 dias cozinhando até chegar no ponto certo”, lembra. Os primeiros 20 potes produzidos foram distribuídos para amigos e familiares e logo o fogão de casa ficou pequeno para a produção. “As pessoas começam a pedir, mas tudo era muito artesanal ainda”, relata.
Foi quando um terceiro sócio ingressou no empreendimento. “Um outro amigo havia comprado um salão para festas em Gravataí e, com a pandemia, ele precisou fechar o espaço. Com o salão ocioso, migramos a nossa cozinha para lá”, conta. No primeiro mês, Ronaldo lembra que o trio encomendou 100 vidros para a produção. Quando os itens chegaram, todos os potes já estavam vendidos. “Desde então, o negócio só foi crescendo. Hoje a nossa capacidade produtiva é de 20 mil vidros por mês. Fabricamos 12 sabores de geleia de pimenta e estamos presentes em mais de 100 pontos de venda da região”, detalha, indicando que hoje a fábrica opera em Cachoeirinha.
O principal ponto de venda da Gellea está em Canela, na Serra Gaúcha, e comercializa cerca de 3,5 mil vidros por mês. Outro importante ponto de venda é a Rede de Supermercados Asun. “O produto também está presente em empórios, casa de carnes e boutiques premium de carnes”, elenca. Desde o final do ano passado, Ronaldo afirma que a sociedade com os amigos que iniciaram ao seu lado o negócio foi desfeita por um desejo da dupla, mas um novo sócio ingressou na empresa para expandir ainda mais a marca, José Antônio Giratta, profissional com expertise na indústria. “Queremos estruturar um e-commerce, ampliar a oferta de produtos e fortalecer ainda mais a presença na região”, completa Giratta.
Foto: Divulgação / Gellea