Escritora de Cachoeirinha prepara o lançamento de seu 15º livro infantojuvenil

 

Nesta sexta-feira, 25 de julho, é celebrado o Dia Nacional do Escritor, data mais do que especial para Rosane Castro, que se dedica a este ofício e prepara o lançamento de um novo livro. A autora, residente em Cachoeirinha, vai lançar em agosto, em data e local a serem definidos nos próximos dias, a sua 15ª obra infantojuvenil: “Choveu no quintal”. A obra é baseada nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no ano passado.

Com ilustrações de Alejandra Giordano (Alita Ilustradora), a publicação da Cena Produções Artísticas foi realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio de edital da Prefeitura de Cachoeirinha. A autora conta que a obra é fruto da experiência vivida com o desenvolvimento de um projeto de contações de histórias para crianças que estavam em abrigos durante o período de cheias no estado. Na época, ela reuniu um grupo de voluntários para realizar essa atividade.

Fatos reais inspiraram, portanto, a história de Josué, um menino que “observa, pela janela, a chuva fina desenhar caminhos no vidro, sem saber que, lá fora, o quintal e o mundo ao redor começavam a se transformar. O rio, que antes apenas sussurrava, agora se aproxima devagar, como quem muda tudo em silêncio”. Conforme Rosane, “Choveu no quintal” busca, de forma lúdica e sensível, levar à reflexão, empatia e esperança.

Após o lançamento, o livro será distribuído gratuitamente em algumas escolas de Cachoeirinha e a escritora também promoverá uma formação de professores.

Foto: Osvaldo Moreira

© Copyright 2025 Giro de Cachoeirinha - Todos os Direitos Reservados.