Após formalizar parcerias que contribuirão para o desenvolvimento tecnológico e econômico do Rio Grande do Sul, o Governo do Estado informou que a Tellescom Semicondutores vai investir mais de R$ 1 bilhão na construção de uma fábrica em Cachoeirinha. A expectativa é de que o empreendimento gere mais de mil empregos diretos, beneficiando trabalhadores da região.
O protocolo de intenções com a Tellescom envolve a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Invest RS e foi assinado nesta segunda-feira (23/6), com a presença do governador Eduardo Leite. A formalização da parceria ocorreu no novo escritório da Invest RS em São Paulo. Um terreno será destinado para comercialização à empresa via incentivos do Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (Proedi). Conforme a Prefeitura de Cachoeirinha, a unidade ficará na área da Cientec em Cachoeirinha, ao lado do Distrito Industrial.
O espaço será utilizado para a instalação de unidades de encapsulamento e teste de semicondutores. A produção de componentes eletrônicos será focada nas áreas de comunicações, automotiva e de computação avançada.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Cachoeirinha (SMDET), Sueme Pompeo de Mattos representou o prefeito Cristian Wasem no evento em São Paulo. Segundo ela, a escolha do município para receber o novo empreendimento deve-se em grande parte a localização estratégica. “Estamos em uma localização privilegiada, com acesso imediato à Região Metropolitana, ao Aeroporto Salgado Filho e às principais rodovias que ligam o Estado ao restante do Brasil e do Mercosul, além de contarmos com um polo industrial diversificado e em expansão”, afirma.
Para a secretária, este anúncio representa uma virada de chave para a cidade. “Passamos a figurar no mapa nacional da indústria de alta tecnologia, assumindo protagonismo na construção de um novo momento econômico para o Estado”, celebra a titular da SMDET, que também destaca o apoio incondicional do Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC) durante o processo.
*Com informações do Governo do Estado e Prefeitura de Cachoeirinha. Foto: Maurício Tonetto