A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos (Smisu) de Cachoeirinha promove uma força-tarefa de limpeza e manutenção do sistema de drenagem de águas pluviais do município. As ações, em parceria com a Defesa Civil, visam mitigar os impactos do desastre climático que causou o colapso da rede em 2024.
As equipes estão realizando um trabalho sistemático de limpeza, manutenção e hidrojateamento, com foco na remoção de entulhos e sedimentos que obstruem o fluxo de água, além do conserto e substituição de encanamentos danificados.
“Essas intervenções são cruciais para restabelecer a funcionalidade da drenagem e prevenir novos alagamentos”, explica o titular da Smisu, Emerson dos Santos.

De acordo com a Prefeitura, os trabalhos já foram executados em pontos críticos, como nas Ruas Arnaldo Schüller, Anita Garibaldi e Olavo de Freitas, no bairro Márcia, e Silvério Leopoldo, Adil Soares e Manoel Moura, no Carlos Wilkens. O cronograma de limpeza e manutenção se estenderá até que toda a área afetada pelo desastre climático seja integralmente contemplada.
*Com informações e fotos da Prefeitura de Cachoeirinha.
