Priscila Milán
Se você é fã de jogos de tabuleiro, gostará da novidade: no dia 6 de abril será promovido o lançamento oficial da Tartaleiro Board Games, loja virtual de aluguel desse tipo de jogo, primeira do segmento em Gravataí e Cachoeirinha. A inauguração acontecerá com o encontro “1º Tarcon – Tartaleiro Convention”, na Vila das Cores do Gravataí Shopping Center (Av. Centenário, 555), das 14h às 20h.
O evento, que está com inscrições abertas no Sympla, é gratuito e visa oportunizar ao público momentos de interação e experimentação de jogos de tabuleiro, bem como a apresentação do sistema de locação oferecido pela empresa. A marca é administrada por Silvio Teixeira, professor e ex-secretário adjunto da pasta de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí, e Matheus Paviani, profissional atuante na área de marketing digital. Ambos compartilham, claro, o gosto por jogos de tabuleiro.
“No primeiro Tarcon, a ideia é oferecer uma experiência offline para as pessoas, para que voltem a se conectar com os amigos, e com novos amigos, haja vista que muitos deixam de jogar porque não conhecem outras pessoas que gostam de jogar”, explica Silvio. “Teremos mesas de jogos livres, onde quem se cadastrar no Sympla poderá optar por qualquer um dos 50 jogos que farão parte deste dia, para jogar sem custo algum. Além disso, teremos as mesas oficiais, onde a cada duas horas um de nossos tutores fará a apresentação de um jogo e uma demonstração com gameplay, pois identificamos que as pessoas levam muito tempo para compreender alguns jogos, e acabam até se desmotivando por acreditar que são complexos”, acrescenta.

No encontro em Gravataí, serão disponibilizados jogos populares como War, Uno e Ludo, “os campeões de audiência” Dixit, Azul, Ticket to Ride, entre outros. “Preparamos também alguns especialmente para as crianças, com jogos que desenvolvem a criatividade e agilidade de pensamento sem deixar de lado uma dose enorme de divertimento”, antecipa Silvio. Estará em destaque ainda, o jogo “Entre Anjos e Gravatás”, desenvolvido em Gravataí pelo coletivo Projetos Culturais Irmãs TM.
O empreendedor ressalta que após a inauguração oficial, a Tartaleiro pretende realizar eventos mensais em locais públicos das duas cidades, dando visibilidade à loja e fomentando à cultura dos jogos de tabuleiro, que segue atraindo diferentes gerações. “Encontramos amantes dos jogos de tabuleiro em todas as idades, isto porque há jogos para perfis diferentes: temos uma área que cai no gosto dos pensadores estrategistas; outra para quem quer se divertir sem se preocupar com regras; jogos que em três minutos você já está jogando e se divertindo; jogos que auxiliam o desenvolvimento cognitivo, social e intelectual; jogos de cunho evangélico e ‘old school’. Enfim, não há quem não se identifique com algum dos tipos disponíveis, e é isto que queremos mostrar para o público”, afirma.

Modelo de negócio
A Tartaleiro é membro do grupo nacional VDJ (Viver de Jogos), que viabilizou o treinamento para construção do modelo de negócio. “A VDJ é responsável pela formação de cerca de 200 empreendimentos deste modelo pelo Brasil. Mantemos o networking ativo, desta forma posso dizer a qualquer momento qual jogo é o mais locado em cada estado brasileiro, qual mais indicado para qualquer tipo de público. É basicamente um grande organismo vivo, mas com total independência na tomada de decisões”, salienta o sócio de Matheus.
Segundo Silvio, o custo-benefício oferecido pela Tartaleiro é um dos principais diferenciais do negócio. “Há diversos jogos de tabuleiro que custam mais de R$ 500. Então entendemos que apesar de ser um entretenimento saudável, é muito complicado para as pessoas comprarem um jogo desses, que exige um determinado grupo de pessoas disponíveis fisicamente, e que se enjoarem, ficarão com ele ocupando espaço em casa. Com nosso sistema, as pessoas podem se divertir com um custo muito baixo, testando vários jogos e entendendo com quais realmente elas se identificam”, relata.
A loja prepara cada jogo antes do aluguel, o que inclui a colocação das peças em zip lockers e sleeves (plásticos protetores para as peças e cartas) e uma unidade de álcool gel para higienização no manuseio das cartas. Além disso, é disponibilizado um vídeo explicativo de cada jogo, agilizando o processo para aqueles que estão conhecendo o desafio. Para saber mais sobre a Tartaleiro, confira seu site e Instagram.
Fotos: Divulgação/Tartaleiro