Companhias de Gravataí, Cachoeirinha, Viamão e demais cidades da Região Metropolitana, bem como de outros estados, podem participar do Festival de Teatro Caminhos Periféricos: Comunidade, cultura e resistência em cena, que acontecerá em Porto Alegre no mês que vem. Com atividades previstas de 17 a 26 de outubro, o projeto incluirá 10 apresentações teatrais e atividades formativas em comunidades da zona leste da capital.
Idealizado por Alex Pantera, da DNÁfrica Produções Culturais, em co-produção com a Terreira da Tribo Produções Artísticas e Pascal Berten, o festival é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Os grupos interessados em apresentar espetáculos podem fazer a inscrição até a próxima sexta-feira (5/9) neste link ou acessar o formulário disponível na bio do Instagram @dnafrica_producao_cultural. Podem ser inscritos até dois trabalhos.
Conforme a DNÁfrica, a programação visa oportunizar um espaço democrático – contrapondo os processos de elitização – para expressão social e artística. “Fazendo teatro na periferia, buscamos restaurar o direito de participação social da maioria da população, levando acesso a bens culturais, educação de qualidade e opções de lazer. As atividades ocorrerão nos bairros Bom Jesus, Morro da Cruz e Morro Santana”, explica a produtora.
A seleção dos espetáculos terá ênfase em produções periféricas, afro-brasileiras, indígenas, feministas e LGBTQIA +, com uma curadoria composta por representantes destes grupos. Na chamada, serão selecionados oito espetáculos, pois já estão confirmadas as participações de dois grupos internacionais.
*Informações do assessor de imprensa André de Jesus/TV Restinga.
Foto de capa: “O Lanceirinho Negro”, espetáculo da Trupe di Trapu também apresentado em sessões de teatro de rua.
