Em reunião, esta semana, a instalação de uma Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) em Cachoeirinha foi solicitada ao vice-governador do Rio Grande do Sul. A agenda com Gabriel Souza foi articulada pela deputada estadual Patrícia Alba (MDB) a pedido da OAB Subseção Cachoeirinha. A agenda contou com a presença do prefeito Cristian Wasem; do vice, delegado João Paulo Martins; da presidente da OAB Cachoeirinha, Flávia Casotti; do conselheiro subseccional e assessor especial do prefeito, André Lima de Moraes; e do promotor de Justiça Michael Flach.
Atualmente, o município conta com duas Delegacias de Polícia (DPs), que não mantêm atendimento em regime de plantão. No encontro, as lideranças do município destacaram que há espaço na área da 1ª DP para abrigar uma unidade com plantão, tendo o Estado que investir na contratação de um delegado plantonista e servidores.
Hoje, sem a DPPA, as ocorrências de Cachoeirinha, fora do horário de expediente, devem ser feitas na DPPA de Gravataí, que fica distante e inviável aos mais vulneráveis. “Muitas mulheres acabam desistindo de fazer ocorrência contra agressores, fazendo com que permaneçam em um ciclo de violência”, destaca a deputada.
Conforme o vice-governador, a demanda será analisada pelos setores competentes.
Foto: José Monteiro/Divulgação
