A Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), oficializou, na segunda-feira (12/5), a parceria com a Fundação Lemann, que selecionou dez municípios atingidos pela enchente de maio de 2024 para oferecer assessoria técnica e estratégica na área da educação. “Felizmente, Cachoeirinha foi um dos municípios contemplados para receber essa assessoria”, celebra a secretária de Educação, professora Isabel Fonseca.
O trabalho do Instituto Lemann consiste em oferecer apoio técnico especializado para melhoria dos indicadores educacionais, por meio de diagnóstico de dados, formação de gestores e acompanhamento contínuo das ações implantadas. O objetivo é fortalecer a aprendizagem dos estudantes e promover o desenvolvimento integral por meio de políticas públicas eficientes.
“A melhoria da educação depende de estratégias consistentes e do envolvimento de especialistas comprometidos com a construção de soluções. O Instituto Lemann vem para somar, criando conexões e caminhos para a evolução dos nossos índices educacionais”, ressalta a secretária.
Na reunião, as consultoras do Instituto Lemann, Karina Toledo e Maria Tereza, apresentaram à equipe técnica da SMED e ao prefeito Cristian Wasem a síntese dos dados levantados na rede municipal. Entre os destaques, está o índice de alfabetização na idade certa – ao final do 2º ano – que, embora acima da média nacional (55,90%), ainda está abaixo da média estadual (63,40%).
“A equiparação desses percentuais está entre as nossas principais metas para os próximos anos”, afirmou o prefeito Cristian Wasem na reunião. De acordo com o diagnóstico do Instituto, para alcançar essas metas é essencial priorizar a expansão da Educação Infantil, zerando a demanda por creches e universalizando o acesso à pré-escola. Além disso, é necessário ampliar o número de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano, corrigir distorções idade-série, assegurar a aprendizagem contínua do 3º ao 9º ano e ampliar a oferta de ensino em tempo integral, com foco no engajamento e desenvolvimento integral dos adolescentes.
As ações propostas pelo Instituto Lemann serão implementadas em todas as escolas da rede municipal. Atualmente, Cachoeirinha conta com 15 escolas de Educação Infantil, além de quatro instituições parceiras e um anexo, e 21 EMEBS (Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos). “Nos próximos dois dias estaremos em imersão com os técnicos do Instituto Lemann, para compreendermos profundamente as diretrizes e orientações necessárias. Esse momento será essencial para que possamos implementar as estratégias propostas e, assim, melhorar de forma concreta a educação das nossas crianças”, afirma Isabel Fonseca.
Após essa fase inicial de formação, o Instituto desenvolverá ações junto às lideranças da Secretaria de Educação, fortalecendo vínculos de confiança, promovendo o diálogo e criando um ambiente de cooperação com toda a comunidade escolar.
*Com informações da Prefeitura de Cachoeirinha. Foto: Carol Cândido