Priscila Milán
Empreendimento pioneiro em Gravataí no mercado imobiliário de alto padrão, o Alphaville continua em destaque entre os condomínios mais inovadores do Brasil em termos de infraestrutura e autogestão. O sistema de governança implementado pela Associação Alphaville Gravataí é atualmente um modelo para outros residenciais do país, que têm utilizado o trabalho como referência de administração bem-sucedida.
A gerente da associação, Hellen Ramos, que trabalha há 12 anos no local, está à frente da criação do novo modelo de gestão, que tornou o condomínio exemplo para outras instituições. Nos últimos cinco anos, cresceu bastante a procura de gestores de outros condomínios, interessados em saber como é conduzida a operação, que contribui para excelentes resultados, tanto na taxa de ocupação como no índice de satisfação dos moradores.

Hellen explica que o rápido crescimento do condomínio demonstrou a necessidade de profissionalizar a direção e aprimorar processos administrativos e financeiros, tornando as soluções mais rápidas e eficientes. “Quando iniciei, a taxa de ocupação era de 30%. Hoje está em 90%. Na medida em que os moradores foram chegando e demandando, se fez necessário organizar isso para não perdemos o controle dos processos. Trouxemos um olhar corporativo, que é o que nos diferencia dos demais condomínios, e esse modelo de governança se consolidou devido aos serviços que entregamos”, relata.
A Associação Alphaville Gravataí conta com 100 colaboradores, além do atendimento realizado por três empresas terceirizadas – para os serviços de vigilância, jardinagem e coleta de lixo. O condomínio investe na qualificação dos funcionários e oportuniza crescimento, valorização que reflete no sentimento de pertencimento e que já rendeu reconhecimentos ao Alphaville, como a certificação Great Place to Work (GPTW), em 2023. Na época, o empreendimento foi o primeiro do segmento no Brasil a conquistar a premiação, fruto de uma pesquisa na qual 90% dos colaboradores descreveu o local como excelente para trabalhar.

Na governança, a tomada de decisões é feita em conjunto com a diretoria eleita a cada dois anos, composta por 18 moradores, que representam os demais. Eles atuam como diretores executivos e conselheiros, participando de reuniões mensais nas quais são debatidas demandas do dia a dia, estratégias e diretrizes para novos projetos. Segundo Hellen, a expertise de muitos membros da diretoria tem sido fundamental para encontrar soluções que qualificam ainda mais a entrega dos serviços. E isso também implica na avaliação positiva que os moradores fazem da gestão.
Todo final de ano é aplicada uma pesquisa de satisfação com os condôminos. Sempre são avaliados os mesmos parâmetros, o que possibilita constatar o que está atendendo plenamente as expectativas e o que precisa ser repensado ou melhorado. “A média de satisfação sempre varia acima de 92%. Em 2024, que foi um ano bastante desafiador, porque o clube estava em obras, com a ampliação da academia e da brinquedoteca, encerramos o ano com 96% de satisfação”, celebra a gerente da associação.

De acordo com Hellen, moradores e colaboradores entendem, respeitam e contribuem com o modelo de governança adotado e que representa “o jeito Alphaville de ser”, e esse trabalho coletivo somado à gestão profissional é o segredo do sucesso do condomínio. “O slogan ‘Alphaville é viver como eu sempre quis’ traduz esse conceito, unindo praticidade, bem-estar e qualidade de vida em um só lugar”, frisa.
A gerência do Alphaville aponta que o modelo de administração criado em Gravataí é aplicável também em qualquer condomínio, podendo, igualmente, contribuir para o crescimento dos empreendimentos e satisfação dos moradores.

Além do pioneirismo como residencial de alto padrão e no formato de autogestão, o Alphaville Gravataí é precursor de condomínios com estabelecimentos comerciais que também são referências para outros empreendimentos. Exemplos são o Alpha Restaurante, que serve buffet ao meio-dia e trabalha com delivery e cardápio a la carte durante à noite, e teve uma segunda unidade inaugurada no Alphaville Porto Alegre; o mercado 24 horas; e a academia, que é a maior entre os condomínios do país.
As práticas sustentáveis também são uma marca do Alphaville Gravataí, que dispõe de energia solar, tem um pomar e fomenta o destino correto dos resíduos, inclusive especiais, como eletrônicos.
