Como forma de discutir os melhores caminhos para serviços de transporte, circulação viária, infraestrutura, acessibilidade, entre outros temas, a Prefeitura de Cachoeirinha, realizará, nesta quarta-feira (26/11), a audiência pública de lançamento do Plano de Mobilidade Urbana da cidade. O evento, aberto à população, será no Espaço Facilita, localizado no Shopping do Vale (Avenida Flores da Cunha, 4001), às 19h.
A Lei Federal nº 12.587 determina que municípios com mais de 20 mil habitantes devem apresentar seu Plano de Mobilidade Urbana como condição para solicitar e receber recursos orçamentários federais destinados à esta área. A empresa Líder Engenharia foi selecionada por meio de processo licitatório para desenvolver o projeto, já apresentado à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMOB). A segunda etapa é a exposição do plano aos moradores.
“Vai ser mostrado tudo o que vem sendo estudado, as possibilidades de melhorias e a população poderá contribuir com sugestões e ideias para o futuro da mobilidade de Cachoeirinha”, explica o secretário Francisco Belarmino Dias, o Major. Para o titular da SMMOB, a mobilidade urbana é um tema essencial no contexto do desenvolvimento sustentável das cidades. “Temos que ter um planejamento eficiente, que inclui pessoas com deficiência, baixa mobilidade, transporte público, vias de acesso e o que a gente puder melhorar”, conclui.
O chefe do Departamento de Transportes da SMMOB, Everson Flores, ressalta as principais diretrizes exigidas pela lei federal ao poder público. “São cobrados que tratemos sobre deslocamentos urbanos, priorizando o transporte coletivo, os modos não motorizados, que abrangem as ciclofaixas e ciclovias e acessibilidade”, frisa. Ele lembra que a lei e, por consequência, o Plano de Mobilidade Urbana, incentiva os municípios a trabalharem diferentes modais de transporte e menos carros nas ruas. “No relatório final vai aparecer onde a cidade precisará investir mais para ter uma mobilidade mais sustentável e eficiente”, acrescenta.
*Informações da Prefeitura de Cachoeirinha. Foto: Giro de Cachoeirinha
