O prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasem, e o secretário de Planejamento, Paulo Garcia, farão uma viagem à China, entre os dias 25 e 27 de junho, a convite do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB). Ambos participarão da décima edição da Reunião Anual do Conselho de Governadores da instituição financeira, em Pequim.
O AIIB firmou, em maio, uma operação internacional de crédito para a realização do Programa Cachoeirinha 2050 – Resiliência Urbana e Inovação na Gestão de Riscos Climáticos, iniciativa que representa o maior investimento já realizado no município, com recursos de até US$ 88 milhões (cerca de R$ 487 milhões) – dos quais 20% será de contrapartida do município.
Conforme o Governo Municipal, na viagem, o prefeito e o titular da Seplan apresentarão o programa, que deverá mudar a história da cidade, além de fazer contatos com potenciais investidores que queiram fazer parcerias futuras. “Cachoeirinha deixa de ser apenas uma cidade promissora e passa a ser uma verdadeira vitrine internacional para investimentos, inovação e soluções urbanas sustentáveis”, define Cristian.
Segundo Garcia, “a missão à China é mais do que institucional. É simbólica. É a confirmação de que estamos no radar global não por acaso, mas por mérito. O Programa Cachoeirinha 2050 é um projeto construído com profundidade, planejamento e um olhar atento às mudanças do nosso tempo”. Durante o período, o vice-prefeito, delegado João Paulo, assumirá o cargo de prefeito em exercício.
O Programa Cachoeirinha 2050 tem como foco obras que visam a prevenção de enchentes, melhoria na mobilidade urbana, proteção ambiental e qualificação de serviços públicos. A assinatura oficial do contrato está prevista para a COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.
*Com informações e foto da Prefeitura de Cachoeirinha