Uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e o Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC) permitirá a reintegração ao mercado de trabalho de mulheres atendidas pelos programas sociais da Prefeitura, por meio do Centro Especializado da Mulher Florescer, vinculado ao Programa Viva Mulher.
De acordo com a secretária, Sueme Pompeo de Matos, o projeto será transformado em lei. “Estamos dando um passo importante para incentivar essas empresas que já desenvolvem, muitas vezes, práticas de proteção à mulher, a ampliarem ainda mais o seu olhar para esse público”, salienta. De acordo com Sueme, o momento agora será de discutir com as entidades as melhores práticas para que o projeto seja efetivo e tenha sucesso.
A presidente do CIC, Neiva Bilhar, destaca que a entidade será parceira da iniciativa, fazendo a conexão entre as empresas e a iniciativa, além de auxiliar essas mulheres a se recolocarem no mercado de trabalho. O prefeito, Cristian Wasem, enfatizou a importância de criar ações públicas que efetivamente transformem a vida das pessoas. “Esse é um projeto que, com certeza, fará a diferença na vida de muitas mulheres”, completa.
No âmbito federal, a Lei Nº 14.682, de 20 de setembro de 2023, criou o selo Empresa Amiga da Mulher, com a finalidade de identificar sociedades empresariais que adotem práticas direcionadas à inclusão profissional de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
O selo é concedido para mulheres que reservem percentual mínimo de 2% do quadro de pessoal à contratação de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, garantido o anonimato dessa condição; que possuam política de ampliação da participação da mulher na ocupação dos cargos da alta administração da sociedade; que adotem práticas educativas e de promoção dos direitos das mulheres e de prevenção da violência doméstica e familiar; e que garantam a equiparação salarial entre homens e mulheres.
Fotos: Divulgação e CIC