Raio Som de Cachoeirinha promove encontro gratuito sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

 

Em apoio à campanha Outubro Rosa, o Centro Clínico Raio Som de Cachoeirinha realiza no dia 25 (sábado), das 9h às 11h, um encontro gratuito e aberto à comunidade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, reforçando a mensagem de que “Seu cuidado, sua força, seu amor” são atitudes que salvam vidas.

Com a participação do médico André Steibel, especialista em diagnósticos por imagem, a iniciativa busca conscientizar e estimular mulheres a realizarem a mamografia sistematicamente, conforme as orientações médicas, para assim, efetuar o rastreamento organizado, que auxilia na prevenção e diagnóstico precoce da doença. “De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o índice de cobertura do rastreamento mamográfico no Brasil é baixo, e nesse contexto, nosso evento será um momento de troca de informações, união e de incentivo ao cuidado. A prevenção e o diagnóstico precoce são os maiores aliados na luta contra o câncer de mama”, destaca.

Conforme estudo divulgado recentemente pelo INCA, o Rio Grande do Sul está entre os estados com as maiores taxas de mortalidade de mulheres por câncer de mama no Brasil. Por outro lado, o estado também apresenta avanços significativos: nos últimos três anos, melhorou o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, registrando o maior percentual de casos tratados em até 60 dias no país — um dado que mostra a importância da atenção e do acompanhamento médico contínuo.

A técnica em radiologia Valdiria Garigan, de 42 anos, é testemunha da importância dos exames para prevenção e da segurança que a Raio Som oferece no rastreamento e tratamento da doença. “Descobri o câncer aos 37 anos por meio de um exame de imagem, que foi fundamental para meu processo de cura. Infelizmente, a mentalidade de muitas pessoas é ‘quem procura, acha’, mas não se trata de procurar, mas sim prevenir e, especialmente, detectar de forma precoce a doença, quando ela existe, pois assim, as chances de cura são muito maiores. Uma mamografia ou uma ecomamária conseguem detectar desde o micro ao maior nódulo, e quando descobertos em estágio inicial, um tratamento mais agressivo ou até mesmo a mutilação da mama podem ser evitados. Prevenir é um ato de amor próprio”, pondera.

A Raio Som de Cachoeirinha está localizada na Rua Padre Réus, 206, na Vila Regina.

Foto: Tiago da Rosa

© Copyright 2025 Giro de Cachoeirinha - Todos os Direitos Reservados.