Saiba quem são os representantes de Gravataí e Cachoeirinha no Enart, um dos maiores festivais de arte da América Latina

 

O maior festival de arte amadora da América Latina acontecerá de sexta a domingo, 21 a 23 de novembro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) chega à 38ª edição com a perspectiva de reunir mais de 3 mil artistas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A estrutura incluirá 10 palcos para concursos em mais de 15 modalidades: Danças Tradicionais, Danças Gaúchas de Salão, Acordeon Cromático, Bandoneon, Gaita Piano, Gaita de Boca, Gaita de Botão, Causo, Pajada, Trova, Declamação, Intérprete Vocal, Viola, Violão, Violino ou Rabeca, Conjunto Instrumental, Conjunto Vocal e Chula.

O Enart 2025 é inspirado no tema “A emoção que une gerações”, alusivo à transmissão de valores e saberes culturais de pais para filhos, de mestres para aprendizes. “A tradição, longe de envelhecer, se fortalece e se renova em cada jovem que sobe ao palco para dançar, cantar ou declamar a história do Rio Grande”, destaca o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), organizador do festival em parceria com a Fundação Cultural Gaúcha.

O evento conta com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, 5ª Região Tradicionalista e KTO; incentivo cultural da Amigo Internet; patrocínio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Fruki Bebidas, Massas Italiany e Móveis Kappesberg; e financiamento do Pró-Cultura RS, do Governo do Estado. A programação completa, com as ordens de apresentação e mais detalhes do Enart, pode ser conferida no site oficial do MTG.

Gravataí e Cachoeirinha no Enart

Com vários tradicionalistas premiados ao longo da história do Enart, Gravataí e Cachoeirinha terão, mais uma vez, representantes no festival. Maior campeão da história do Enart, o CTG Aldeia dos Anjos detém 11 títulos na principal modalidade artística do evento, Danças Tradicionais Força A. E, em 2025, buscará novamente encantar público e jurados com sua performance no tablado. O espetáculo é inspirado em mulheres dançarinas e seu protagonismo no tradicionalismo.

A mais antiga entidade tradicionalista de Gravataí também participa do evento em categorias individuais. O Aldeia terá representantes nos concursos de Gaita de boca, Pajada, Declamação Masculina, Solista Vocal Masculino e Feminino, Violino/rabeca, além da categoria Conjunto Vocal.

Outros CTGs de Gravataí presentes no Enart 2025 são o Carreteiros da Saudade e o Rincão da Amizade. A instituição tradicionalista situada no bairro Bonsucesso concorrerá na modalidade Gaita de botão até 8 baixos. Já o Rincão fará sua estreia nas Danças Tradicionais Força B, com um espetáculo sobre a chegada da viola ao RS, e terá representante no Causo.

A cidade de Cachoeirinha será representada no festival pelo Rancho da Saudade, que busca seu oitavo título nas Danças Tradicionais Força A. A entidade apresentará um espetáculo sobre as benzedeiras. O CTG também vai com força em outra modalidade bastante concorrida, a chula. Dois chuleadores da instituição vão competir no 38º Enart.

Concorrentes da região

Danças Tradicionais Força A

CTG Aldeia dos Anjos

CTG Rancho da Saudade

Danças Tradicionais Força B

CTG Rincão da Amizade

Gaita de boca

CTG Aldeia dos Anjos – Elder Rocha Medina

Gaita de botão até 8 baixos

CTG Carreteiros da Saudade – Arthur Souza Soares

Causo

CTG Rincão da Amizade – José Antônio Borges

Pajada

CTG Aldeia dos Anjos – Elder Rocha Medina

Declamação masculina

CTG Aldeia dos Anjos – Wellington de Castro Barcelos Filho

CTG Aldeia dos Anjos – Henrique Gehres Moraes

Solista vocal feminino

CTG Aldeia dos Anjos – Bruna da Silva Machado

CTG Aldeia dos Anjos – Emanuelle Pokojewski Corrêa

Solista vocal masculino

CTG Aldeia dos Anjos – Matheus Martins Dias Silva

CTG Aldeia dos Anjos – Claiton Santos da Silva

CTG Aldeia dos Anjos – Bernardo de Lima

Violino ou Rabeca

CTG Aldeia dos Anjos – Cenilda Leticia Rodrigues da Silva

Conjunto vocal

CTG Aldeia dos Anjos – Bernardo de Lima, Cenilda Leticia Rodrigues da Silva, Claiton Santos da Silva e Emanuelle Pokojewski Corrêa

Chula

CTG Rancho da Saudade – Leonardo Moisés Silvano

CTG Rancho da Saudade – Miguel Bonoto Nunes de Souza

Foto: Divulgação/Aldeia dos Anjos

© Copyright 2025 Giro de Cachoeirinha - Todos os Direitos Reservados.