Vice-campeão do Enart nas Danças Tradicionais, CTG de Cachoeirinha também é destaque na Chula e nas modalidades literárias

 

Mais uma vez, o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, brilhou no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). O festival ocorreu de 21 a 23 de novembro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Nesta 38ª edição, o Rancho conquistou o segundo lugar na modalidade mais disputada: Danças Tradicionais – Força A.  Além disso, a entidade foi destaque em categorias individuais.

O Enart 2025 teve como tema central “A emoção que une gerações”, alusivo à transmissão de valores e saberes culturais de pais para filhos, de mestres para aprendizes. No caso do Rancho, o espetáculo se inspirou nas benzedeiras. Na Chula, outra modalidade bastante concorrida, um dos representantes do CTG, Miguel Bonoto encantou o público e os jurados e garantiu a terceira colocação.

A instituição de Cachoeirinha obteve o mais alto reconhecimento na modalidade Conto do Concurso Literário Gaúcho, com o tricampeonato de Everton Campos. Outros representantes da entidade tradicionalista também chegaram às finais, caso de João Batista Dutra, na modalidade Poesia, e Leonardo Silvano, na Chula.

“Essas conquistas não são apenas troféus, mas símbolos da paixão e do esforço de cada integrante, que mantém viva a chama da tradição gaúcha. O CTG Rancho da Saudade agradece de forma especial à comunidade de Cachoeirinha, que esteve presente em cada ensaio, em cada viagem e em cada aplauso. O apoio da cidade foi fundamental para que o grupo alcançasse resultados tão expressivos e levasse o nome de Cachoeirinha ao cenário estadual.  Mais do que títulos, o Enart 2025 reafirma que a cultura gaúcha segue pulsando forte em Cachoeirinha, através do Rancho da Saudade e de todos que acreditam na força da tradição”, relata o patrão, Adriano Oliveira, em nome da entidade.

Destaques de Gravataí

O Aldeia dos Anjos, de Gravataí, também obteve premiações no 38º Enart. A instituição ficou em quarto lugar nas Danças Tradicionais – Força A. O espetáculo rendeu o prêmio de Melhor Coreografia de Entrada. O CTG também ficou em segundo na modalidade Conjunto Vocal, com Bernardo de Lima, Cenilda Leticia Rodrigues da Silva, Claiton Santos da Silva e Emanuelle Pokojewski Corrêa.

O Rincão da Amizade foi outra entidade gravataiense a se destacar no Enart. José Antônio Borges foi o campeão da modalidade Causo.

Fotos: Divulgação/CTG Rancho da Saudade

 

 

© Copyright 2025 Giro de Cachoeirinha - Todos os Direitos Reservados.