O Instituto Cultural e Social Ágora é um dos mais importantes espaços de fomento à arte, inclusão e cidadania em Cachoeirinha. Fundada e presidida pela jornalista e agente cultural Sônia Zanchetta, a instituição realiza diversos projetos e eventos que viabilizam o acesso da população à cultura e serviços, de forma gratuita em sua maioria.
Situado em um imóvel alugado na Rua Anita Garibaldi, 185, na Vila Márcia, o Ágora continua crescendo; a estrutura física, no entanto, está ficando pequena para tantas ações – já não é possível ampliar o acervo da Biblioteca Comunitária Sol e Lua e acolher mais atividades e alunos nas oficinas e cursos. Por essa razão foi lançada, na semana passada, a campanha “Uma Casa para o Ágora”, que já recebeu o apoio de vários artistas, professores, lideranças políticas e simpatizantes da atuação sociocultural da entidade.
“Criamos a comissão da campanha e estamos analisando várias possibilidades, como, por exemplo, cessão de imóvel pelo Governo, participação em edital, campanha de financiamento coletivo para comprarmos algo”, explica Sônia. Vídeos e manifestações de apoiadores estão sendo divulgados nas redes sociais do Instituto, que convida a comunidade a se juntar nessa mobilização. Apoiadores podem entrar em contato pelo Instagram @agora_instituto_cultural ou WhatsApp (51) 99116-9040. Nessa etapa inicial de campanha, além da demonstração de apoio, sugestões são bem-vindas.
Foto: Priscila Milán/Giro de Cachoeirinha
